Quarta-feira, 22 de Dezembro de 2010

«O que tinha de ser»


Era cool andar esfarrapada, ter olheiras até joelhos, usar eyeliner esborratado e não lavar o cabelo durante uma semana.  Assim ser definia a moda em plenos anos 90. O culpado, o estilista Calvin Klein, pródigo criador de campanhas publicitárias impactantes  lembrou-se de algo a que vulgarmente se chamaria de "Heroin Chic”. Basicamente era super fixe ter pinta de “drogaminas”, qual arrumador de carros de jornal na mão e com a balela do "destroce, destroce".

 

Ever, não conheceu esta moda, aliás pelas contas a personagem criada por Alyson Nöel, terá nascido algures quando Kate Moss pousava algo desnuda e deslavada em históricos placards semeados criteriosamente por toda a Nova Iorque.  Que Moss gosta de substâncias ilícitas não é novidade, se heroína é uma das suas favoritas, não me parece relevante para o assunto, mas que nesta história há uma  "Heroin", e que de chic não tem nada, Ever. Há lá algo de mais heroíco ver a família inteira ser devastada num acidente brutal e por artes mágicas ser a única sobrevivente? Sorte dirão alguns, maldição corrige Ever. O que raio ficaria a fazer neste mundo é algo que ainda irá descobrir com os volumes seguintes da Saga de Nöel. Para já ficam-se por «Eternidade» e o recém lançado em Portugal «Lua Azul».

 

Semelhanças entre mim enquanto adolescente e a protagonista desta história surreal, o desejo pela morte. Na infância chamavam-me caixa de óculos, na pré adolescência Samantha Fox, na adolescência, baleia fora de água e na idade adulta, simplesmente, estúpida. Ora, a Ever que agora é uma espécie de criatura invisível, quase que ninguém dá por ela, por isso não lhe chamam coisa alguma. Mas como um mal nunca vem só, desde o acidente que tem o que se poderá designar de sensibilidade extra sensorial. Saber o que vai na cabeça de toda a gente não é coisa que alguma vez desejasse, Ever também não se congratula de tal sorte, mas continua a acreditar que um dia, simplesmente vai deixar de respirar para voltar a encontrar os pais.

 

O que atrai Ever na morte, até se poderá compreender, o que me atraía a mim na idade dela...não faço ideia. Mas sim, gastava cadernos às dúzias com poemas de teor deprimente e na generalidade com um só final, a morte. Até ao dia em que quase a vi a diante os meus olhos. Estava em Borba e só me lembrava que na mercearia do bairro se fartavam de vender vinhaça daquela região...e será que para além do vinho, Borba ficaria marcada no meu destino como o local do meu óbito? Numa ultrapassagem desastrosa, a minha mãe atirou-se para cima de um camião para evitar uma colisão frontal, e só não resvalamos para um terreno de couves, porque Deus, a existir, achou que desportos radicais não eram efetivamente a minha praia. Enquanto via a vida passar-me pela memória qual "curta-metragem" de qualidade duvidosa, só pensava, «eu não posso morrer virgem»...e talvez esse argumento tenha convencido o Divino que colocou na minha vida um namorado de se lhe tirar o chapeu. Não era lindo de morrer como Damen, que Nöel criou à medida da amargurada Ever, mas à sua maneira salvou-me de um fim prematuro e nada glamoroso. Não gostaria nada de ter sido primeira página do Correio da Manhã “Acidente ceifa vida a adolescente num quintal alheio em Borba"...NOT COOL!

 

Inspirada na Saga «Os Imortais» de Alyson Nöel


publicado por Amantes_Imortais às 23:30
link do post | comentar | favorito
partilhar

pesquisar

 

posts recentes

Capa de Echo o segundo vo...

Sugestão literária:" Ilu...

Trailer de "Fated"

Novidades sobre THE SOUL ...

Resultado do Passatempo "...

Passatempo "Infinito"

Entrevista de Alyson ao C...

[Fotos] Fotos pessoais de...

[Fotos] Alyson em Portuga...

[Fotos] Alyson em Portuga...

posts recentes

Capa de Echo o segundo vo...

Sugestão literária:" Ilu...

Trailer de "Fated"

Novidades sobre THE SOUL ...

Resultado do Passatempo "...

Passatempo "Infinito"

Entrevista de Alyson ao C...

[Fotos] Fotos pessoais de...

[Fotos] Alyson em Portuga...

[Fotos] Alyson em Portuga...

comentários recentes

Deixei-te um selo: http://anjocaidopt.blogspot.pt/...
Eu estou lendo os livros da saga pela 2 vez, eles ...
Olhem, eu nao estou minimamente satisfeita que ten...
Quando sabemos os vencedores? (:
Feito :)
OMG!
Catarian a sessão privada é ás 18 horas, mas esta ...
A sessão privada é a que horas, no dia 25?
Nem acredito que ela vem a portugal *.*
Bom, quando eu li os livros a stacia me pareceu o ...

subscrever feeds